Você sabe o que é layout responsivo e por que o seu site deve estar nesse padrão?


Layout responsivo é uma solução técnica que adapta o layout do site às diversas resoluções de computadores, dispositivos móveis e até televisões.


Considerando tantas formas de acesso à internet, seria, praticamente, impossível criar um site para cada uma e é por isso que ele é tão importante.


Com o aumento do acesso à internet através de celulares e tablets, o Google passou a dar mais relevância aos sites que estão dentro desse padrão, os chamados mobile-friendly (amigáveis aos dispositivos móveis), classificando-os à frente dos sites que não se adaptaram, pois o Google tem como norma, privilegiar a experiência do usuário.


Um site com design responsivo:

  • Ajusta o layout conforme a resolução do computador ou dispositivo móvel, redimensionando suas imagens ou selecionando imagens menores.

  • Simplifica ou oculta elementos desnecessários nos dispositivos móveis.

  • Adapta tamanhos de botões e links para facilitar o touch.

  • Mantém a mesma URL, independente do dispositivo de acesso: desktops, notebooks ou dispositivos móveis, facilitando o compartilhamento de informações.

Com todas essas características que facilitam o acesso do usuário, sites com layout responsivo têm taxa de rejeição menores. Isso significa que essas páginas têm mais atenção dos leitores e maior engajamento, o que, na prática, significa maior taxa de conversão e mais vendas. Esse é um ótimo motivo para que o seu site tenha layout responsivo, não é mesmo?


Denise Monteiro de Castro

Webdesigner e Consultora de Marketing Digital